Caminhada na região central promove estudo sobre o bairro

Olhares atentos e cadernos nas mãos. Foi assim que os alunos do 3º ano do EFI do Colégio Portal de Limeira participaram de uma caminhada nas ruas próximas à Avenida Saudades. Acompanhadas pela professora, Ana Carolina Serpa, diretora, Célia Regina Mascella Rodrigues, coordenadora pedagógica, Roseli Patrício Provinciatto, e monitoras, as crianças realizaram o percurso para observarem o bairro, conforme a proposta pedagógica do Sistema Anglo de Ensino.

Ao longo do trajeto, os alunos observaram se as construções são residenciais ou comerciais, antigas ou modernas, o fluxo de veículos e até mesmo a quantidade de árvores ao redor da escola. A proposta pedagógica foi promover o estudo do meio, que é quando os alunos saem da sala de aula para aprender determinado conteúdo.

De acordo com a professora, Ana Carolina Serpa, a atividade colaborou, e muito, com a organização do estudo e proporcionou a reflexão da importância do bom comportamento e do trabalho em grupo. “Além do conteúdo, a organização da caminhada permitiu trabalhar a importância de respeitar o que foi combinado, manter o comportamento respeitoso em relação ao professor e aos amigos, organizar os materiais que seriam levados e pedir autorização para atravessar a rua”, disse a educadora.

 

Texto e fotos: Vinícius Boer


Voltar