Alunos do Colégio Portal participam do movimento "Maio Amarelo"

Seguindo o sucesso de outros movimentos como o Setembro Dourado, o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer infanto-juvenil, de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Na busca por um trânsito cada dia mais seguro, o Colégio Portal de Limeira investe em atividades educativas para os alunos, pois afinal, eles serão os futuros motoristas da cidade. Na última sexta, 26 de maio, agentes de trânsito vieram à escola e montaram uma “minicidade” para explicar, de forma lúdica, o respeito à sinalização e o cumprimento das leis. A atividade foi oferecida aos estudantes com idades entre 5 e 10 anos.

Já para os estudantes do 6º EF2 ao 3º EM, o Sistema Anglo de Ensino disponibilizou uma cartilha com dados alarmantes sobre as principais causas de morte no trânsito no Brasil como dirigir sob o efeito do álcool, excesso de velocidade e o não uso do cinto de segurança. Os professores refletiram sobre o papel de cada pessoa na busca por um trânsito melhor.

DADOS ALARMANTES!

Com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) feito em 2009, que contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países e aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviventes com sequelas, em março de 2010 a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

Texto e fotos: Vinícius Boer 


Voltar