Corrupção é tema de debate entre alunos do 9º ano

 

Somos todos corruptos? Há duas semanas, essa pergunta foi feita pela professora de redação do Colégio Portal de Limeira, Meire Silva, aos alunos do 9º ano. A meta era promover reflexão dentro e fora da sala de aula e preparar os estudantes para o debate que aconteceu na última quarta-feira, 3 de maio, das 11h às 11h50.

Os estudantes se dividiram em grupos, debateram o tema, e vestiram-se a carater para simular um tribunal. À medida que a professora colocava algumas situações do dia a dia, os grupos opinavam se aquilo poderia ser ou não considerado um caso de corrupção. “Para a atividade, utilizei fatos do cotidiano como estacionar irregularmente em vagas especiais, receber troco a mais no supermercado e furar a fila da cantina. O intuito foi refletir sobre o papel individual de cada um na construção de um mundo melhor”, ressaltou a educadora.

Outro ponto que ajuda, e muito, na vida escolar dos estudantes, segundo Meire Silva, é que além da formação do espírito crítico, o debate colabora com o aprimoramento textual. “Os temas discutidos em sala de aula são os mesmos que são propostos nas redações dos principais vestibulares do País”, ressaltou.

A aluna Manoela Costa, de 13 anos, classificou a aula como “dinâmica e participativa”. Para a aluna, foi uma maneira diferente de aprender técnicas de redação. “Nem vimos o tempo passar, foi bom conhecer as mais diversas opiniões e isso vai me ajudar na hora de escrever textos dissertativos”, disse a adolescente.

Texto e fotos: Vinícius Boer 


Voltar